Jiddu Krishnamurti

"O amor é um estado em que não existe o desejo de estar em segurança."

"Se realmente entendemos o problema, a resposta virá dele, porque a resposta não está separada do problema."

"A realidade não é cognoscível pela mente, porque a mente resultado do conhecido, do passado. A Realidade não é contínua, não é permanente, porém uma coisa que se precisa descobrir momento por momento."

"A verdadeira revolução não é revolução violenta, mas a que se realiza pelo cultivo da integração e da inteligência de entes humanos, os quais, pela influência de suas vidas, promoverão gradualmente radicais transformações na sociedade."
- A educação e o significado da vida pg 93


"A escolha é onde existe confusão. Para a mente que vê claramente, não há necessidade de escolha, há ação. Penso que muitos problemas resultam de dizer que somos livres para escolher, a escolha significa liberdade. Pelo contrário, eu diria que a escolha significa uma mente confusa e, por conseguinte, não livre."
- Uma forma diferente de vida.

"As idéias não são a verdade, a verdade é algo que deve ser testado diretamente, de momento a momento."
- A busca da felicidade.

"Na sua forma atual, a religião é a própria antítese da verdade."
- Uma forma diferente de vida.

"Não existe caminho para a verdade, ela deve chegar a você. A verdade só consegue chegar para você quando sua mente e coração são simples, claros, e existe amor em seu coração; não se seu coração está cheio com as coisas da mente."

"Para mim, a verdade, essa integridade de que falo, acha-se em todas as coisas. Portanto, a idéia de que necessitais progredir em direção à realidade é uma idéia falsa. Não se pode progredir na direção de uma coisa que sempre está presente. Não se trata de avançar para o exterior ou de voltar-se para o interior, mas sim de se libertar dessa consciência que se percebe a si mesma como separada."

"Podemos ir longe, se começarmos de muito perto. Em geral começamos pelo mais distante, o “supremo princípio”, “o maior ideal”, e ficamos perdidos em algum sonho vago do pensamento imaginativo. Mas quando partimos de muito perto, do mais perto, que é nós, então o mundo inteiro está aberto — pois nós somos o mundo. Temos de começar pelo que é real, pelo que está a acontecer agora, e o agora é sem tempo."

“A meditação não é o controle do corpo, nem técnica de respiração. Devemos estar numa postura correta quando começamos a meditar – mas as relações com o corpo terminam, aí”.
“A verdadeira meditação começa e acaba na mente. Não procuremos a concentração forçada, que só nos causa ansiedade; quando meditamos direito, a verdadeira concentração aparece. Ela não surge do fato que escolhemos tais pensamentos, ou nos livramos de tais emoções. Ela aparece porque nossa alma não busca respostas.
“Quando nos livramos da necessidade de orientar as coisas ao nosso modo, permitimos que o fluxo divino nos guie até onde devemos chegar”.