MEU AVÔ

Não poderia deixar de incluir meu avô, que costumava citar frases - algumas inventadas por ele no momento - sempre irônicas e bem-humoradas. Certamente fez despertar em mim este interesse pelo tema. Infelizmente minha memória não é tão boa, mas ainda lembro de algumas: 

"Graças a Deus, eu sou ateu."(geralmente quando estavamos discutindo religião). 

"Experiência é um pente que se ganha quando se fica careca" (um conselho recorrente) 

"Cuida d’alma, que o corpo já foi." ( outro conselho, mas direcionado a si mesmo) 

"Todo conservador é um liberal que foi assaltado." (quando o acusávamos de conservadorismos político) 

"Na guerra, ou mato ou morro!"(fugirei para o mato ou para o morro - esta frase envolvia uma certa interpretação teatral) 

 "Antes rico e saudável, que pobre e doente." (óbvio ululante) 

 "Risus abundat in ore stultorum" (O riso é abundante na boca dos tolos - costumava direcionar esta frase para mim, mas me lembrava que quando jovem ele ouvira o mesmo de seu pai).
 
"Casa que falta pão, todo mundo grita, ninguém tem razão." 
 
"Paus e pedras podem me atingir, mas palavras, nunca."  Frase baseado no poema de Alexander William Kinglake (1830) - Sticks and stones may break my bones. But words shall never hurt me.